Dilma: A cara da dignidade



A foto acima, com Dilma Rousseff ainda jovem sendo inquirida por militares publicada pela revista Época que chegou as bancas neste fim de semana é emocionante e fala por si.
Até então inédita, a foto está no livro A vida quer coragem (Editora Primeiro Plano), do jornalista Ricardo Amaral, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro, e conta a trajetória de Dilma Rousseff da guerrilha ao Planalto.
A expressão e o olhar altivo daquela jovem militante de 22 anos, após duríssimas três semanas na prisão, e os militares covardes escondendo os rostos simbolizam perfeitamente aquele período de trevas.
Como disse Eduardo Guimarães em seu blog:
A imagem traduz a história. Hoje, passadas quatro décadas, Dilma continua olhando altivamente para os militares. Dilma venceu.
Abaixo, artigo do Emir Sader publicado na Carta Maior.


A cara da dignidade 


Que bom que uma foto como essa reflita um momento como esse, com essa cara de dignidade, enfrentando seus algozes, que escondem seus rostos!

Que bom que essa foto reflita a cara de uma militante depois de 22 dias e noites das torturas mais cruéis – de pau de arara, choque elétrico, afogamento e outras violências físicas -, como não se quebra a coragem de um ser humano que se decidiu a lutar contra as injustiças!

Que bom que as novas gerações possam ver isto, quem estava de cada lado, quem dava a cara e quem escondia a cara!

Que bom que uma foto como esta venha a público quando a Comissao da Verdade está prestes a começar a funcionar e alguns ainda pretendem passar a ideia de que eram dois grupos armados digladiando-se, como se não houvesse quem estava do lado da ditadura e quem estava do lado da democracia!

Que bom que os jovens de 22 anos possam hoje ver o que foi a vida daquelas gerações dos que lutamos contra a ditadura!

Que bom que pudemos ter gerações com aquela, que lutaram com dignidade, não medindo sacrifícios, para que pudéssemos derrotar a ditadura!

Que bom que se possa romper a censura da velha mídia e publicar fotos como essa e outras daquela época, de tão triste memória para o país, e que os que estiverem implicados nela querem fazer esquecer.

Que bom que existam pessoas que enfrentaram e seguem enfrentando as injustiças com essa coragem e essa dignidade.

Que bom que tenhamos uma mulher assim como Presidenta do Brasil!

.

2 comentários:

Anônimo disse...

lamentavel que Dilma, assim como o PT que jogou pla janela suas bandeiras historicas no episodio do mensalão,tambem corra o risco de perder o trem da historia, ao se aliar aos latifundiarios e agronegocio para aprovar a criminosa reforma do Codigo Florestal

Anônimo disse...

Não fala bobagens. PT é contra a proposta da Kátia Abreu e cia.
Te informa antes de falar mentiras.