Sobre o blog

O blog é de autoria de Erick da Silva, graduando em História na UFRGS, socialista, militante do PT e torcedor do Grêmio - não necessariamente nesta ordem - diretamente de Porto Alegre, no sul do Brasil.


Atualizo o blog diariamente e conto com importante apoio de amigos e amigas que colaboram com esta "aldeia subversiva na web".



Por que o blog se chama Aldeia Gaulesa?


Muitos já me indagaram sobre os motivos da escolha do nome do blog, motivado por estas indagações, resolvi contar, na pequena história que segue abaixo, as origens da escolha do nome.


"Tempos atrás, no ano 50 antes de Cristo, toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor, jamais sendo derrotada."  Com a inspiração mítica dos quadrinhos franceses, criei este blog para ser uma aldeia gaulesa que resiste ao ataque dos poderosos, que enfrente o pensamento conservador e na defesa de um projeto de esquerda. Mas esta não foi a única (e nem a principal) inspiração para a criação deste blog!


Comecei a militar politicamente, de forma mais ativa, no ano de 1998. Naquele ano o companheiro Olívio Dutra foi eleito Governador do Rio Grande do Sul. Após a vitória, o governo Olívio sofreu um grande cerco midiático e dos setores conservadores, que atacava duramente e de forma persistente. Afinal, um governo de esquerda em um período em que o Brasil era regido pelo neoliberalismo só poderia ser visto como uma grande afronta pelos poderosos. Nesta ocasião, o cartunista Santiago criou a paródia da "aldeia gauchesca" que, a exemplo daqueles gauleses, também permanecia irredutível as pressões do "Deus mercado" e na defesa de um projeto generoso e participativo para o conjunto da população.

No ano de 2002, a conjuntura mudou, elegemos um operário na Presidência da República, em um cenário de crescimento da esquerda no continente, onde a América do Sul rechaçava o neoliberalismo e busca novas alternativas. Novos tempos se abriram para a superação do neoliberalismo.

No entanto, um dos espaços em que o conservadorismo segue entrincheirado é através dos grandes veículos de comunicação. Sem regulamentação pública e contando com pesados aportes financeiros, a grande mídia segue sendo um dos grandes obstáculos para a construção de um projeto alternativo de sociedade.

Com esta intenção, de ser mais uma voz de resistência e em defesa da democratização do acesso a informação, criei este blog em 2007. Ao longo deste período, o blog cresceu, modificou-se e hoje se soma a crescente blogosfera que está mudando a cara da comunicação.

.

10 comentários:

Wilson Estrella disse...

Que Belenos o proteja.

PS. Do jeito que a coisa vai, o céu não cairá sobre nossas cabeças.

Saudações,

Wilsix Estrellix

Anônimo disse...

Muito bom o blog!
Um abraço
Helena Santos

ALLmirante disse...

Parece-me grave erro se juntar paixão clubistica com política. Pelo tricolor temos paixão incondicional; pelo partido, apenas razão, e por isso, condicional. O PT representava, de fato, uma estrela que iluminaria a escuridão preferida dos corruptos morcegos, colocando-lhes a voar. Ao entrar na caverna, todavia, o astuto apagou o artifício, ao seu próprío deleite.

ERick disse...

É evidente que a "paixão" do futebol e a política são dimensões diferentes. A política, no entanto, não pode ser feita sem paixão, envolvimento e idealismo. Do contrário é o "reino da tecnização" da política, onde os técnicos amorfos definem as regras ao seu bel prazer, sem a participação do povo. A crise iniciada em 2008 está aí para mostrar como termina esta lógica perversa.
Se o amigo já virou um amargurado, reprodutor do discurso "lugar comum" do liberalismo reacionário, boa sorte. Discordo radicalmente dessa sua visão direitista, e certamente discordo de boa parte de suas opiniões.
Passar bem!

Anônimo disse...

Gostei do blog.
Siga em frente e não vamos deixar nos calarem!

-

AnonBsa

Anônimo disse...

Parabéns ao blog. Precisamos unir forças pra derrubar o PIG. Vlw companheiro.

Visite meu blo também:

http://steniourbano.wordpress.com/

Betinho Gaúcho disse...

Belo blog, tchê!!! Parabéns Eric.
Cara, tomei a liberdade e colei no meu face uma foto daqui do Jesus subindo aos céus com uma sacolada de presentes. Pode ser?! Abraços e, a partir de então, terás mais um leitor, tchê!!!!
Felisberto Oliveira(Betinho Gaúcho)

ERick disse...

Valeu Betinho pelo apoio e obrigado por gostar do blog.
Claro que podes compartilhar a imagem no Face. Todo o conteúdo do blog é livre para reprodução.
Um grande abraço!

hitsan disse...

"..uma voz de resistência e em defesa da democratização do acesso a informação..."

ótimas bandeiras.
Conheci o blog hoje e já gostei bastante.

Prazer, sou Vítor, formado em Relações Internacionais, estudante de Engenharia, servidor público e filiado ao Partido Pirata em MG.

Parabéns pelo blog e sucesso!

Anônimo disse...

Gostei do blog!

Rui de Chapecó